12 Alimentos que Ajudam o Cabelo Crescer Mais Rápido

por | 19 out 2018 | Segredos de Salão

Sabia que há alimentos que aceleram o crescimento dos fios? Confira aqui 12 alimentos que ajudam o cabelo crescer mais rápido.

Para que os cabelos cresçam fortes e brilhantes, além de tratamentos no salão de beleza, é importante manter uma alimentação saudável. Alguns alimentos quando adicionados à dieta tem um papel fundamental no crescimento e combate à queda dos fios. Isso porque diversos alimentos apresentam características capazes de repor as vitaminas e nutrientes necessários para o fortalecimento dos cabelos. Para você ficar por dentro, separamos uma lista com os alimentos que mais influenciam na saúde capilar. Conheça os 12 alimentos que ajudarão seu cabelo crescer mais rápido e saudável:

1. Espinafre

O Espinafre é um vegetal rico em nutrientes que ajudam na prevenção da queda, crescimento e hidratação dos fios. Ocorre que a hortaliça contém componentes nutricionais ricos em Vitamina A, Vitamina C, Ácido Fólico (Betacaroteno) e Ferro em grande quantidade. A Vitamina A é do tipo lipossolúvel e estimula as glândulas sebáceas e, como consequência, há uma maior proteção do couro cabeludo. A Vitamina C é hidrossolúvel e atua na prevenção da queda capilar, desgaste da fibra e descamação. A ação dessa vitamina também auxilia na eliminação de resíduos e sebo dos cabelos oleosos. O Ácido Fólico auxilia na substituição de células antigas do corpo por novas, o que inclui as células capilares.

2. Pimentão Amarelo

O pimentão amarelo tem 5 vezes mais Vitamina C do que a laranja. Essa vitamina é um poderoso antioxidante, capaz de fazer o cabelo crescer, reforçar os folículos pilosos e a haste do cabelo — impedindo que os fios quebrem.

3. Iogurte grego

O iogurte grego é rico em proteínas, que são a base da estrutura capilar. Também contém vitamina B5 (ácido pantotênico), um nutriente que age no fluxo sanguíneo e o estimula a chegar ao couro cabeludo mais facilmente. O resultado é um crescimento mais rápido e diminuição da queda. A vitamina B5 é comumente adicionada aos produtos para cabelos e pele, contudo, ingeri-lo por meio do iogurte grego potencializa seus efeitos e é mais saudável.

4. Abacate

Incluir o abacate na dieta aumenta a ingestão de ácidos graxos essenciais, vitaminas B e E. Esses nutrientes agem em nível celular, protegendo e fortalecendo os cabelos. A Vitamina B, por exemplo, é fundamental para o metabolismo celular e o crescimento do cabelo, enquanto a vitamina E auxilia na reparação de danos ao couro cabeludo que retardam e impedem o crescimento dos fios.

5. Amêndoas

O alto teor de biotina presente nas amêndoas é importante para o crescimento mais rápido e saudável dos fios. Uma xícara de amêndoas contém mais de 30% da necessidade diária de biotina, a vitamina B7 do complexo B. A biotina é hidrossolúvel e bastante usada em produtos para combater a queda dos fios, pois ela age diretamente na formação de tecidos em nosso organismo e através disso favorece o crescimento celular e a produção de ácidos graxos. Adicioná-las a sua alimentação, vai auxiliar seu cabelo a crescer. Os resultados podem ser notados em poucos meses após a adição da amêndoa na dieta.

6. Batata-doce

A batata-doce é rica em betacaroteno. Um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina no organismo humano e ainda estimula o bom funcionamento das glândulas sebáceas. Estas glândulas produzem sebo e facilitam a condição para o desenvolvimento saudável dos fios e promovem a selagem das cutículas.

7. Canela

A Canela contribui para o aumento do fluxo de sangue nos vasos do couro cabeludo e de todo o corpo. A circulação é fundamental para a oxigenação e o transporte de nutrientes para o couro cabeludo e favorece o desenvolvimento dos folículos pilosos, dando origem aos novos fios.

8. Ovos

Ovos são ricos em ferro e biotina, proteínas que fortalecem os fios durante seu desenvolvimento. Os ovos também têm um papel importante durante formação de novos fios e na saúde e vitalidade dos cabelos.

Uma dieta rica em ferro e biotina pode auxiliar no desenvolvimento de fios mais fortes e saudáveis. Lembrando que a carência desses nutrientes pode ocasionar queda de cabelo.

9. Ostras

Os benefícios trazidos ao consumir ostras são muitos, em especial por suas reservas de minerais, vitaminas e demais compostos orgânicos. Ostras são ricas em proteínas, Vitaminas C, D, B1 e outros minerais como o Zinco (1500% da necessidade diária de consumo).

A Vitamina D é lipossolúvel e essencial para manter o equilíbrio mineral dos fios, favorecendo a absorção de outros nutrientes. Já a Vitamina B1 (Tiamina) tem um papel importante na metabolização dos carboidratos por nosso organismo.

10. Acelga, Agrião e Couve

As três folhagens apresentam em sua composição uma substância chamada Metilsulfonilmetano (MSM). Trata-se de uma forma biológica do enxofre, essencial para a saúde dos cabelos, unhas, cartilagem e da pele. O MSM também age na melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo que, como vimos, é fundamental para o transporte de nutrientes.

O MSM nutre os fios, aumentando sua espessura, fortalecendo os e acelerando o crescimento. Ele também estimula a produção de colágeno e queratina pelas células, colaborando assim para a elasticidade da pele e vitalidade dos cabelos.

11. Sementes de Girassol

Apesar de pequenas, sementes de girassol apresentam alta concentração de Vitamina E, que melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, também ajuda no crescimento dos fios. Sementes de girassol também contém Vitamina B6 (piridoxina), que é crucial para a absorção de Zinco, que promove o crescimento dos cabelos.

12. Soja e Lentilha

Grãos como a soja e a lentilha, quando adicionados à dieta, podem contribuir para o crescimento rápido e saudável dos cabelos. Eles possuem nutrientes poderosos como o ferro, que é um mineral fundamental para a saúde do corpo e dos cabelos. Encontrado em diversos outros alimentos, o nutriente contribui no transporte de oxigênio do organismo e melhora a circulação sanguínea.

Uma dieta rica e equilibrada é fundamental para se obter todos os benefícios que os alimentos oferecem e “de quebra” ter cabelos bonitos. Porém, nenhuma dieta deve ser iniciada sem antes consultar-se com um nutricionista, para ajudar a definir quais vitaminas e nutrientes que complementarão a sua dieta. Após isso, basta se alimentar corretamente e tirar proveito de todos esses benefícios!

LEIA TAMBÉM: Com Pequenas Mudanças na Rotina e Algumas Recomendações Descubra em 11 Dicas Como Fazer Para o Cabelo Crescer Rápido.