A influência que o cabelo pode ter na sua carreira

por | 16 maio 2017

Os cabelos transmitem sua imagem pessoal e podem ajudar a impulsionar sua carreira. Leia nosso artigo e veja se aplica-se a você!

Você já deve ter ouvido falar que a sua aparência é (muito) levada em consideração no ambiente profissional, certo? Não é à toa que ninguém costuma aparecer com as unhas sujas ou cabelos despenteados em uma entrevista de emprego.

A influência que sua imagem pode exercer na sua carreira vai muito além de causar uma boa primeira impressão. Vários elementos do seu visual, como seu penteado, corte e coloração do cabelo falam muito sobre a imagem que voce quer passar e até mesmo sobre sua posição no local de trabalho.

Neste post, você vai entender melhor como suas madeixas podem influenciar a sua vida profissional. Claro que muitas são percepções sexistas ou machistas e cabe a nós escolher o cabelo que quisermos usar e nada tem a ver com nossas competências. Ainda assim as vezes precisamos “jogar o jogo”. Veja no nosso artigo como 🙂

Identidade

Os cabelos podem ser estilizados de diferentes formas, além disso, podem ser coloridos e modificados com muita facilidade e de acordo com os seus desejos ou estado de espírito. E com isso, ele acaba se tornando um reflexo de sua personalidade. Mas você sabe qual é a mensagem que você quer passar para o mundo por meio de seus fios?

Cabelos compridos costumam produzir uma imagem delicada e romântica, enquanto coloridos com cores extravagantes demonstram jovialidade e rebeldia. Os cabelos naturalmente brancos e cinzas, por outro lado, passam a ideia de segurança e maturidade.

Quem ocupa (ou deseja ocupar) cargos de liderança é interessante demonstrar confiança. Os cortes médios e curtos, na altura do ombro ou pescoço são um boa maneira de demonstrar segurança e elegância.

Quer entender melhor?

Um estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology aponta que os cabelos muito longos em mulheres executivas podem afetar negativamente a sua carreira, pois podem estar associados com a ideia de ausência de autoridade e liderança. Obviamente uma percepção machista, mas essa é a percepção que supostamente pode-se passar.

Mas saiba que é possível esquivar-se dessa situação sem encarar a tesoura e estilizando a forma dos seus cabelos. E o melhor de tudo, é uma ótima oportunidade para criar diferentes estilos no visual. Penteados altos como os rabos de cavalo ou coques baixos são boas opções para disfarçar o comprimentos dos fios. Se você deseja transmitir um ar ainda mais tradicionalmente corporativo, deve evitar franjas que cubram toda a testa ou  caiam sobre os olhos.

Já para os homens, manter os fios sempre aparados e modelados com produtos é importante para transmitir essa imagem de maturidade e segurança. Também é fundamental que o cabelo não fique com uma aparência desconectada (sem corte). E para os que usam barba, as visitas ao barbeiro devem ser frequentes para que ela esteja sempre com aparência de bem cuidada.

 

Autoconfiança

Já que o comprimento e a cor dos fios influenciam a sua imagem, podemos concluir que esse conjunto também afeta a sua autoestima e sua autoconfiança.

O motivo não poderia ser outro: imagine justamente aquele dia em que você teve um ”bad hair day”, ou seja, seu cabelo não estava do jeito que você queria ou não ajeitava de jeito nenhum. Há uma grande possibilidade de você ter se sentido insegura até o dia seguinte por causa desse detalhe, principalmente ao lidar com situações importantes como um encontro importante ou uma reunião no trabalho.

Essa sensação é refletida diretamente na sua postura e comportamento, e a longo prazo, pode influenciar muitos aspectos da sua vida. Imagine quais são as chances entre uma pessoa confiante e uma outra insegura conseguirem um mesmo cargo ou uma promoção na empresa em que trabalham.

Se você não se sente plenamente satisfeita com seus cabelos, saiba que pequenas mudanças de hábito em sua rotina são suficientes para você ficar mais bonita e podem ser tão simples quanto uma visita ao salão de beleza. E com certeza, lá, você encontrará profissionais que poderão te dar algumas dicas e oferecerão soluções para aqueles dias em que o cabelo parece ter vontade própria!

Agora, se você deseja mudar a percepção da imagem que tem de si, ou mesmo a forma como os outros te enxergam, uma transformação nos fios como um corte radical, uma nova cor, ou mesmo uma nova forma de estilizá-los, com certeza te ajudarão a expressar essa nova atitude além de renovar a sua autoconfiança.

 

Ocupação

Ao se candidatar para uma vaga de emprego é importante observar se a empresa e a posição almejada exigem um perfil tradicional ou casual. Informe-se sobre a cultura organizacional da empresa,  assim você saberá como se apresentar no dia da entrevista. Essa informação é importante na hora de decidir não somente a roupa mas também o estilo dos cabelos e maquiagem que você deverá usar nesse dia.

Empresas mais conservadoras, como bancos e escritórios de advocacia, exigem mais seriedade e discrição, principalmente para os cargos mais formais (gerência e setor financeiro, por exemplo). Por isso, os cabelos com colorações e modelagens muito extravagantes podem atrapalhar sua candidatura ou ascensão.

Já as profissões mais abertas, como as da área de publicidade, audiovisual, design e artes não costumam ter problemas com a  cores e estilo de cabelo dos candidatos. Ainda assim, quem é adepto dos tratamentos químicos não deve deixar que as raízes cresçam demais, expondo a necessidade de retoques de cor, luzes ou relaxamento, para não passar um ar de “relaxo”.

O melhor a fazer é procurar por empresas que tenham perfis, valores e culturas organizacionais que combinem com você e com seu estilo. Caso contrário, você pode até ser aprovada naquela entrevista para aquela posição tão desejada, mas depois, terá de se adequar e assumir uma imagem que talvez não combine com você.

Agora, se você quer realmente o emprego mas não sabe muito bem qual é o perfil da empresa em que vai fazer a entrevista, a dica é apostar nos visuais mais clássicos e discretos. Cabelos presos e polidos além de serem lindos, funcionam bem para expressar seriedade em qualquer ocasião.

A qualificação é fundamental para ascender no mercado de trabalho, porém, conhecer a cultura da empresa para a qual está se candidatando e ter um visual de acordo com o cargo almejado, o que inclui roupas, acessórios, cabelos e maquiagem, podem te favorecer na hora de conquistar aquela vaga tão desejada.

 

CONHEÇA NOSSO PORTFOLIO

[instashow id=”1″]

UTILIZAMOS PRODUTOS E TÉCNICAS

Schwarzkopf
Keune
Redken

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

TER – QUA

10h – 20h

QUI – SAB

10h – 21h

DOMINGO

10h – 17h

Telefone: (11) 3796.4409

WhatsApp: (11) 9.8464.8595

R. Aspicuelta, 672 – Vila Madalena

05433-011 – São Paulo, SP

Ter – Qua: 10h às 20h

Qui – Sab: 10h às 21h

Dom: 10h às 17h

Acesse nossas Mídias Sociais:

© 2017 Color Boutique – All Rights Reserved