fbpx

Entenda qual é a relação entre cabelo e personalidade

por | 22 abr 2017

Sabia que seu estilo de cabelo pode dizer muito sobre sua personalidade? Confira nosso artigo e as ferramentas para produzir um cabelo que conte sobre você

Se antigamente os cabelos longos e lisos eram predominantes, hoje, eles seguem a tendência da democratização dos estilos, valorizando as raízes, a essência e a personalidade  de cada um. São diversas texturas, cores, comprimentos e estilos de cortes à disposição para que você escolha o que mais combina com você e ainda possa mudar quando quiser.

A forma de usar, colorir e estilizar os cabelos expressa ao mundo quem você é, para isso, não basta ter um corte perfeito, uma determinada textura ou uma coloração incrível. Afinal, o estilo escolhido comunica ao mundo muito mais sobre você do que você imagina. Por isso, é fundamental conhecer a relação entre cabelo e personalidade. Entendendo melhor essa relação, você saberá se a imagem que você deseja expressar está de acordo com o seu visual.

Acompanhe o artigo para entender de forma prática como o estilo de cabelo pode refletir a sua personalidade. E o melhor, aprenda a usar essa técnica a seu favor.

O que é visagismo?

Se você nunca ouviu falar em visagismo, não se preocupe. Ele nada mais é do que o método que trabalha a relação entre cabelo e personalidade para que o estilo escolhido esteja sempre em harmonia com quem a mulher é, com os traços do rosto e com a imagem pessoal.

Imagine que você é uma empresária e precisa transmitir uma postura de seriedade, objetividade e praticidade na sua imagem pessoal. Para tanto, o ideal é apostar em um estilo de corte e coloração que transmita essas premissas, mas se você não domina a relação entre cabelo e personalidade, fica mais difícil acertar na escolha.

O visagista é o profissional que vai organizar essas ideias. Ele faz a análise dos traços do rosto para propor um corte adequado e uma leitura das informações da sua personalidade e da sua identidade para completar a sua imagem pessoal. Assim, ele poderá indicar o estilo ideal para o seu perfil de mulher.

Que aspectos devemos considerar na relação cabelo e personalidade?

Podemos caracterizar um estilo próprio por meio das madeixas, mas você sabe quais aspectos do cabelo devem ser considerados na hora de construir essa relação?

Para fazer essa análise é preciso primeiro levar em conta: textura, estilo dos fios, coloração, comprimento e formato do rosto. Para que essa análise seja completa, os especialistas em comportamento humano ainda fazem leituras complementares, como a das mãos, que oferecem informações relevantes sobre saúde e equilíbrio emocional.

O que os tipos de cabelo revelam sobre a sua personalidade?

Para te ajudar a acertar na hora de transmitir sua mensagem pessoal, separamos alguns tipos de cabelos e suas revelações sobre a personalidade. Assim, você poderá conhecer e escolher o mais adequado para você.

Textura dos cabelos

  • Cabelos cacheados: segundo especialistas, mulheres que assumem os cabelos cacheados são divertidas, ágeis, generosas e possuem características muito fortes de liderança, dinamismo, expressividade e paixão. Eles deixam o visual jovial, transmitindo um ar de inocência.
  • Cabelos crespos: as pessoas que adotam os cabelos crespos têm em sua essência muita energia, criatividade e força de vontade. Elas podem ser ainda profundamente emocionais e fechadas, e dão muito valor à liberdade.
  • Cabelos ondulados:  os cabelos ondulados expressam sensualidade e romantismo. Pessoas que adotam o estilo são geralmente cheias de energia, motivação e sensibilidade. Elas também valorizam sua privacidade, pois é em sua solitude que organizam melhor suas ideias e pensamentos.
  • Cabelos lisos: já as mulheres que optam pelos cabelos lisos possuem um pensamento mais prático e linear. Buscam o equilíbrio com seriedade e preferem ter tudo sob controle. O ponto chave da sua personalidade é a objetividade.

Comprimento dos cabelos

  • Cabelos curtos: estão ligados a mulheres destemidas, decididas e práticas. Geralmente, as pessoas que optam por esses cortes são menos sensíveis, buscam sofrer menos interferências da vida e sabem tomar decisões. É possível observar traços fortes de autoridade, dinamismo, liderança e persistência.
  • Cabelos médios: as pessoas que adotam os fios medianos costumam sem bem versáteis, com grande poder de adaptação a todo tipo de situação. São muito racionais, objetivas, dinâmicas e sinceras. A paciência não costuma ser o seu forte e, por isso, acabam se frustrando com maior facilidade.
  • Cabelos longos: há um consenso entre os entendidos do assunto de que as mulheres que deixam os cabelos compridos são mais descontraídas, sensíveis, românticas e criativas. Podem ser mais flexíveis, porém, gostam de seguir um fluxo. Além disso, são muito empáticas.

Estilo dos cabelos

  • Cabelos retos: os cortes desse tipo transmitem uma ideia de controle e firmeza. As pessoas que optam por manter os cabelos retos tendem a ser controladas, diplomáticas e “pé no chão”. Sabem lidar e se saem bem em situações adversas.
  • Cabelos irregulares: os fios desconectados ou desfiados demonstram jovialidade, descontração e dinamismo. São ótimas opções para mulheres mais descoladas e que atuem com o público, por tornarem o visual marcante. Eles também valorizam os rostos retangulares e ovais.
  • Cabelos com franja lateral: seja comprida ou curta, esse estilo de franja ajuda a suavizar a aparência, além de trazer um ar de modernidade. Mulheres que adotam franjas em seus cortes transmitem respeito e autoridade, mas de forma leve.
  • Cabelos com franja curta para a frente: romantismo e sensibilidade estão associados a esse tipo de franja. É bem clássica e transmite uma imagem jovial e adolescente, além de ser ótima para suavizar as marcas de expressão. Em alguns casos, pode infantilizar os traços, portanto, é preciso cautela e uma boa avaliação antes de optar por ela.
  • Cabelos sem franja: são tantas as opções de franjas que, às vezes, esquecemos que é possível deixar a testa à mostra. As mulheres que optam por esse estilo têm personalidade forte, transmitindo garra e liderança.

Coloração dos cabelos

  • Avermelhados: o cabelos vermelhos — mesmo que não sejam naturais — são característicos de mulheres divertidas, carinhosas, elétricas e com excelente senso de humor.
  • Castanhos: tons mais sóbrios como o castanho transmitem segurança. A determinação fala mais alto em mulheres com essa cor, mas elas também costumam ser apaixonadas românticas e pacientes.
  • Loiros: elegância, energia e leveza giram em torno da personalidade que opta pelo loiro. Liberdade e sensualidade estão sempre em alta para essas mulheres, que gostam de se sentir de bem com a vida.
  • Coloridos: as cores peculiares como azul, rosa e roxo são símbolo das pessoas descoladas e irreverentes, tanto que fazem sucesso não só nas cabeças femininas. Ousadia e desapego são os traços mais marcantes dessas mulheres.

Agora você já sabe mais sobre como seus cabelos e sua personalidade se relacionam. Saber escolher o estilo que melhor associe sua identidade com a imagem pessoal que você quer transmitir é a chave para um corte bonito, harmônico e que melhor expressará a atitude que você deseja transmitir para o mundo!

Em qual dos estilos apresentados você se encaixa? Compartilhe o post e diga qual é o seu estilo!

CONHEÇA NOSSO PORTFOLIO

UTILIZAMOS PRODUTOS E TÉCNICAS

Schwarzkopf
Keune
Redken

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

TER – QUA

10h – 20h

QUI – SAB

10h – 21h

DOMINGO

10h – 17h

Telefone: (11) 3796.4409

WhatsApp: (11) 9.8464.8595

R. Aspicuelta, 672 – Vila Madalena

05433-011 – São Paulo, SP

Ter – Qua: 10h às 20h

Qui – Sab: 10h às 21h

Dom: 10h às 17h

Acesse nossas Mídias Sociais:

© 2017 Color Boutique – All Rights Reserved

Pin It on Pinterest

Share This