Como a Falta de Ferro Causa Queda dos Cabelos

por | 14 set 2018 | Segredos de Salão, Tratamentos

Porque a Falta de Ferro Causa Perda de Cabelo?

A perda de cabelo tem muitas causas e pode afetar adultos e crianças de todos os gêneros. Perda de cabelo não é causada apenas pela calvície genética de padrão masculino. Também pode ser causada por uma falta de nutrientes. Por exemplo, quando você não tem ferro suficiente, seu corpo não produz hemoglobina suficiente no sangue. A hemoglobina transporta oxigênio para o crescimento e reparação das células em seu corpo, incluindo as células que estimulam o crescimento do cabelo.

A boa noticia é que há tratamentos que podem ajudar a reverter a deficiência de ferro e a perda de cabelo. Confira a seguir!

Quais São Os Primeiros Sinais?

A perda de cabelo por de deficiência de ferro pode parecer com a queda de cabelos, tradicionalmente masculina que ocorre devido à idade. Porém, um estudo científico publicado conclui que o ferro pode não apenas desempenhar um papel na perda de cabelo, mas também causar a queda de cabelo de forma semelhante à calvície masculina genética.

Se você está enfrentando perda de cabelo, você irá perceber mais cabelo do que o habitual no ralo do chuveiro ou em suas escovas. Em casos mais avançados, podem acontecer pontos de falta total de cabelos.

Como Tratar a Falta de Ferro e Perda de Cabelo?

A perda de cabelo mais relacionadas com a deficiência de ferro não é permanente e a melhor forma de tratar é abordar a causa do problema. Se você acha que sua perda de cabelo pode estar relacionada com uma deficiência de ferro, consulte um médico para medir seus níveis de ferro através de um teste de sangue.

Se seus resultados de teste mostram níveis baixos, você pode tratá-lo com suplementos de ferro. Mas cuidado: como um efeito colateral do ferro extra, você pode experimentar desconforto abdominal – informe seu médico.

O que Esperar da Queda de Cabelo Causada por Falta de Ferro?

A perda de cabelo devido a deficiência de ferro deve ser apenas temporária. É sempre uma boa ideia para visitar o seu médico para discutir opções de tratamento. Um nutricionista também pode ajudá-la a mudar sua dieta para obter a quantidade certa de ferro para suas necessidades.

Como Prevenir a Falta de Ferro?

Tenha uma dieta saudável e equilibrada

Coma alimentos ricos em ferro, como espinafre, ervilhas, proteínas magras como carne de porco e salmão e frutas secas. 
Você também deve buscar indicações de “fortificado com ferro” nos rótulos das embalagens dos alimentos.

Adicione alimentos ricos em vitamina C na sua dieta

Alimentos ricos em Vitamina C ajudam seu corpo absorver o ferro de maneira mais eficiente. Certifique-se de comer mais laranjas, morangos, melões, brócolis e tomate.

Quer continuar por dentro de mais dicas e informações valiosas para os seus cabelos? Leia agora Como Fazer o Cabelo Crescer Saudável com Alimentação Adequada.