Loiro platinado | Saiba como conquistar e manter a cor loira dos sonhos

por | 30 mar 2018 | Colorações, Tratamentos

Se você quer aquele loiro platinado maravilhoso, confira a seguir tudo o que você precisa para realizar seu sonho e manter os fios saudáveis.
O loiro platinado é uma escolha que parece estar sempre em moda! Diariamente milhares de mulheres vão aos salões de beleza em busca do loiro perfeito, aquele que parece das estrelas, inspirado nas celebridades internacionais ou nas atrizes das novelas.

Porém, tenha em mente que para atingir o loiro platinado dos sonhos é fundamental manter a saúde dos fios. O loiro platinado exige que os fios sejam frequentemente descoloridos e acabam ficando sensíveis e quebradiços. Para que isso não aconteça, alguns cuidados são essenciais antes, durante e depois do clareamento. Afinal, o que adianta ter um tom loiro divino só que opaco e sem vida?

Separamos neste post algumas dicas para você conquistar o cabelo platinado que tanto deseja, mantê-lo forte, saudável e com aparência de estrela de cinema 😉. Confira!

Só clareie os seus fios com um profissional

Fato: o processo de clareamento agride os fios e muitas vezes precisa ser feito em etapas (para evitar a conhecida “quebra química” ) . Quando você passa por este processo com um bom profissionalutilizando produtos de alta qualidade, os fios sofrem bem menos. Afinal estamos falando de uma processo químico que muda a estrutura dos seus fios.

No caso das brasileiras, que em geral tem fios escuros, o processo de transformação pode ser longo,  chegando até 5 sessões (isso mesmo, 5 sessões).  É preciso ter cuidado! Antes de decidir onde e com quem fazer, pesquise, olhe avaliações e fotos de serviços realizados para que você tenha segurança quando entregar seus fios para o profissional.

Seu cabelo precisa ser analisado e preparado para se tornar loiro platinado

É primordial que o profissional analise o seu tipo de cabelo. O quanto os fios podem ser descoloridos vai depender de vários fatores, como por exemplo quais químicas já passaram pelo seu cabelo e a saúde dos fios. Na dúvida, há um procedimento adotado pelos profissionais mais cautelosos que é o Teste de Mechas – o descolorante é aplicado somente em uma mecha para entender como os fios reagem à química e qual a cor mais clara que se pode atingir na sessão.

Muitas vezes platinar os fios exige mais de uma visita ao salão! A honestidade do profissional é a chave-mestra nessa hora: você precisa saber o quanto as suas madeixas suportarão clarear mantendo um aspecto saudável e quantas sessões serão necessárias até obter o resultado desejado.

Depois disso, você também deverá ser orientada sobre quais tratamentos serão necessários antes de platinar os fios. Mais uma vez, é importante ressaltar que a confiança e a expertise do hairstylist são essenciais, já que ele é quem será o responsável pelo processo e pela manutenção.

Fortalecer os seus cabelos antes do clareamento é extremamente importante, pois oferecerá aos fios estrutura e resistência para suportar as químicas que virão. Assim que o cabelo estiver nutrido e resistente, com a estrutura ideal para o procedimento, é hora de agendar a data para conquistar o visual loiro platinado. Tudo começará com a aplicação do produto específico para a pré-coloração. A partir de então, o desejo de ter os cabelos no mesmo estilo da Marilyn Monroe, Gwen Stefani ou Cameron Diaz começa a se concretizar.

Saiba que há diferentes métodos para se chegar no loiro platinado

Para chegar na cor que voce tanto quer, pode-se realizar o clareamento de todos os fios ou o clareamento em mechas. As mechas são adotadas por quem quer um aspecto mais natural e o clareamento total para um visual mais cintilante.

Também pode-se optar entre utilizar pó descolorante ou as chamadas colorações super clareadoras. A diferença entre as opções está está na intensidade com que cada uma descolore os fios. O pó descolorante pode clarear até 8 tons de uma só vez, enquanto as colorações super clareadoras podem chegar até 4 tons. O pó descolorante é mais agressivo, porém em geral é escolhido pois tem potência para chegar até nos loiros mais claros. As colorações super clareadoras são mais suaves. Por outro lado, não conseguem (apesar do nome) super clarear os fios mais escuros (como os castanhos) e podem revelar nuances quentes como vermelhos alaranjados e laranja (chamadas tecnicamente como “fundo de clareamento”).

Com tantos fatores que precisam ser considerados, a expertise do profissional é imprescindível para que o resultado fique incrível: a escolha da melhor técnica, a definição dos melhores produtos para o seu tipo de cabelo e, é claro,  a preparação cuidadosa e precisa da receita que será aplicada em suas madeixas.

Mas não se iluda, mesmo utilizando o poderoso pó descolorante, na maioria dos casos não é na 1ª sessão que loiro platinado será obtido! Os fios possuem limitações e precisam de um intervalo entre as sessões para que possam se recuperar para então serem processados novamente.

Agora fique atenta: para não correr mesmo o risco dos ter seus fios quebrados no decorrer do clareamento, evite descolorir mais de  2 ou 3 vezes consecutivas em mesma sessão. Por isso, o especialista deverá indicar tudo o que deve ser feito para cuidar dos cabelos no intervalo das sessões  e fortalecê-los até a próxima.

A tecnologia “PLEX” chegou! Agora seus fios serão protegidos durante e depois dos clareamentos

Para atingir o loiro platinado, o descolorante precisa acessar a parte mais profunda do córtex do fio de cabelo. Uma vez lá remove os pigmentos dos fios, porém, as pontes estruturais dos fios sofrem danos com a ação química. Se as pontes são danificadas, os fios emborracham, tornam-se quebradiços e ásperos.

A tecnologia “PLEX”  chegou para revolucionar o mercado – especialmente para as loiras,  pois pode-se atingir um nível alto de clareamento e ainda assim preservar a integridade dos fios. O tratamento é um aditivo que é adicionado ao descolorante ou coloração e que forma uma barreira protetora nas “Pontes de Dissulfeto”, que são responsáveis pela estrutura estável e resistência dos cabelos.

Ao final do procedimento os cabelos estão saudáveis e com muito menos quebra. Alguns produtos como o Fibreplex da Schwarzkopf oferecem até 94% menos quebra após o clareamento.

Ok, voce conseguiu o tão sonhado Loiro Platinado! E agora, o precisa para manter?

Ao falarmos em fios platinados, provavelmente você vai pensar que a principal e indispensável manutenção da cor serão os retoques entre as novas descolorações. Um grande engano, este é apenas um dos cuidados! Esse look cheio de glamour requer muita atenção e uma serie de cuidados, tanto para não desbotar, quanto para não ressecar e tornar-se quebradiço.

É importante que você tenha em mente que visitas mensais (ou quinzenais, dependendo da necessidade de tratamento) ao salão de beleza serão necessárias para manter o tom dos cabelos loiros sempre bonitos. Há diversos tratamentos específicos para as necessidades dos fios descoloridos, que repõem diferentes nutrientes da estrutura dos fios. o seu cabeleireiro será responsável por recomendar qual e quando cada tratamento deve ser realizado.

E também tem a manutenção em casa! Há produtos profissionais que ajudam a manter o loiro platinado saudável e com a tonalidade escolhida (sem amarelar!) por mais tempo. Por exemplo, a linha Schwarzkopf BlondMe, que foi desenvolvidas especialmente para cabelos loiros, naturais ou processados. A linha possui uma gama de manutenção capaz de atender as diversas necessidades e variações dos cabelos loiros.

Pois é, ser loira dá trabalho… mas é lógico que vale a pena! Veja a seguir os demais cuidados de manutenção para quem deseja fios platinados e cheios de vida:

  • shampoo deve ser recomendado para cabelos com química e loiros. Shampoos específicos para cabelos loiros tem ação anti desbotamento e ajudam na reconstrução da massa capilar perdida na descoloração. Você pode conferir se o shampoo é realmente desenvolvido para cabelos loiros pela cor do liquido:  a cor deverá ser levemente lilás. Aí que estão os pigmentos que evitam que os fios amarelem.
  • o condicionador deve de seguir a mesma linha do shampoo, mas com uma intensidade de nutrição e restauração avançada.
  • o protetor térmico auxilia na proteção dos fios contra os efeitos nocivos naturais (poluição, sol, vento, etc.), além do secador, chapinha, babyliss e toda ferramenta que expõem os fios a altas temperaturas. Evite abusar do calor, pois, mesmo com o uso de protetores, a descoloração faz com que os cabelos percam a água da sua estrutura com mais facilidade;
  • o óleo reparador pode ser utilizado como um finalizador ou misturado no condicionador ou máscara. Duas a cinco gotas já bastam para potencializar a ação do condicionador e  da máscara, e se aplicado diretamente nos fios secos promove a selagem dos fios. No caso dos loiros platinados, deve ser aplicado todos os dias em pequena quantidade para evitar a aparência oleosa;
  • para manter o loiro com tonalidade sempre bem “fria”, o shampoo matizador  é uma boa opção. Com tonalizantes mais potentes que os shampoos comuns para loiros, os shampoos matizadores possuem pigmentos diretos capazes de se fixarem nas cutículas para anular a cor “amarelada” que surge no decorrer do tempo. O amarelado ocorre porque a descoloração retira a melanina dos fios, restando a queratina e as ceramidas, que são levemente amarelados. Mas atenção: o uso desse shampoo é aconselhável, no máximo, 2x por semana e somente se os fios estiverem amarelados ou desbotados. Quando loiro dos fios se tornar frio novamente é recomendado voltar para o shampoo lilás de manutenção da cor.
  • a máscara de hidratação para reconstrução  devolve as proteínas e os aminoácidos perdidos no decorrer dos processos de clareamento, reconstrói os cabelos de dentro para fora e repõe sua massa.
  • o protetor solar capilar deve ser aplicado diariamente, para impedir que o cloro, o sal ou o próprio sol desbotem a coloração. Não é só quando for à praia ou tomar sol na piscina que você deve blindar as madeixas das radiações solares.

Periodicidade de retoque e necessidade de corte

Você vai perceber que logo que o cabelo crescer, as raízes escuras vão aparecer e se destacar do comprimento super claro. Cerca de vinte dias depois da descoloração é possível perceber crescimento nas raízes. Porém, o momento ideal de retoque varia de pessoa para pessoa, afinal, raízes crescidas também estão na moda. A dica é: quando a sua cor natural da raiz começar a destoar do loiro e te incomodar (caso incomode), já é hora de reservar um horário na agenda para visitar seu cabeleireiro.

Se a sua descoloração for global, os profissionais não recomendam que sua visita para o retoque ultrapasse 45 dias. E fique atenta: é de extrema importância que a nova descoloração seja feita somente nas raízes e jamais na região que já foi clareada e atingiu o tom desejado. Continuar a descolorir uma região que chegou ao máximo de clareamento pode levar a quebra dos fios.

Por ultimo, os fios platinados tendem a ressecar com mais facilidade e com isso surgem as temidas pontas duplas.  Por isso, é importante aparar os fios mensal ou bimestralmente para remover as pontas duplas. Pergunte ao seu cabeleireiro sobre um cronograma capilar e quais serão os melhores momentos para nutrir, reconstruir, hidratar ou aparar os cabelos. Ele está aí para te auxiliar!

Agora você sabe como atingir o loiro platinado dos sonhos e quais são os cuidados para mantê-lo com uma aparência deslumbrante! Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, em breve postaremos um especial sobre os produtos indispensáveis para cuidar dos cabelos loiros. Assim, fica fácil ter cabelos platinados e maravilhosos!